sábado, 6 de setembro de 2008

BLUE WATER: O SUPERCOMPUTADOR

Blue Gene da IBM


A Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e seu Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) firmaram acordo com a IBM para a construção de um supercomputador com 200 mil núcleos! Isso mesmo! 200 mil núcleos! Esta pequena e modesta máquina será capaz de processar um quadrilhão de operações por segundo, ou até 2 pentaflops, terá uma capacidade de aproximadamente 1 pentabyte de memória RAM e 10 pentabytes de armazenamento (não me peça para detalhar os números).

O governo americano está investindo 208 milhões de dólares na construção do supercomputador que está prevista para terminar em 2011. O projeto servirá para focalizar em problemas de utilidade pública como o Aquecimento Global por exemplo, que requer um poder de processamento maior do que o que é possível com os atuais supercomputadores.

Blue Gene da IBM


O atual supercomputador da IBM Blue Gene tem aproximadamente um terço da capacidade de processamento do Blue Waters enquanto o supercomputador atual do Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA), Abe, tem um décimo da capacidade de processamento do Blue Waters. E não para por aí, no rank dos 500 supercomputadores mais potentes, o Brasil (e a América Latina) está representado pelo “Netuno“, da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro -, que está na 138ª posição. Conheça a lista aqui.

Fonte: Terra, Tech.Blorge

Nenhum comentário: